A lixa é papel (também pode ser um tecido) com uma superfície feita de algum material abrasivo, geralmente esse material é o Carbeto de Silício. Ela é muito usada para nivelar qualquer tipo de superfície.
O número da lixa está relacionado à quantidade de grãos do material abrasivo por polegada quadrada. Consequentemente, quanto maior o número da lixa, mais fina ela é e menor o seu poder de desbaste.
LIXAS GROSSAS
São consideradas lixas grossas as de número 20 até 80. São indicadas para desbaste pesado e para começar um nivelamento de superfícies muito irregulares.
LIXAS MÉDIAS
São consideradas lixas médias as de número 100 até 200. São usadas para nivelamento e para começar um acabamento de superfícies pouco irregulares.
LIXAS FINAS
São consideradas lixas finas as de número 220 até 3000. São usadas para dar acabamento e polir superfícies regulares.
LIXA DE MASSA
É a lixa ideal para preparar uma parede antes de pintar. Ela tem facilidade em remover materiais de baixa dureza como massa corrida, massa acrílica, gesso ou reboco.
LIXA MADEIRA
Como o nome já diz, é a lixa indicada para desbastar superfícies de madeira crua, pintada ou envernizada. Uma dica é realizar o lixamento no sentido dos veios da madeira para evitar ranhuras que deixam a superfície mais áspera.
LIXA FERRO
Possui seu costado feito em tecido para dar mais resistência na hora de lixar uma superfície de metal, sem correr o risco da lixa rasgar. Ela é ideal para remover ferrugem e dar acabamentos.
LIXA D’ÁGUA
É uma lixa mais fina feita de óxido de alumínio que deve ser usada molhada (com água ou querosene). Ela é apropriada para acabamentos mais precisos. Muito usada em funilaria e em pinturas automotivas.
Polimento é o procedimento realizado para dar brilho para alguma superfície.
O ato de polir começa com o desbaste por algum meio abrasivo, no caso da lixa, é recomendado começar com uma lixa de número menor (mais grossa) e ir aumentando o número da lixa aos poucos. Depois é usado uma base levemente abrasiva conhecida como “massa de polir”, que pode ser aplicada manualmente ou com uma ferramenta chamada Politriz.
Por fim, é aplicada uma cera para dar o brilho à superfície que já está bem regular e homogênea.
Preencha a parte de trás da lixa com uma fita adesiva. Recomenda-se aquela transparente mais grossa, que cobre uma área maior sem gastar muito da fita. Essas fitas são feitas de polipropileno, que oferecem mais resistência que o papel onde o material abrasivo está fixado.
Loja de variedades com a melhor seleção de produtos da internet! Ferramentas, utilidades domésticas, beleza e cuidado pessoal e muito mais! Pague no PIX e ganhe 5% de desconto!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade